Com estiagem, Candiba, Barro Alto e Riachão do Jacuípe entram em emergência

Com estiagem, Candiba, Barro Alto e Riachão do Jacuípe entram em emergência

Os municípios de Candiba, no Sudoeste; Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe; e Barro Alto, no Centro Norte, tiveram nesta sexta-feira (7) decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. A medida visa minimizar prejuízos causados pela estiagem.
Em Candiba, o decreto vale por 180 dias, contados a partir do dia 7 de abril, quando o edito foi publicado pela prefeitura. Nas outras duas cidades, a norma vale por 90 dias. A partir de 5 de abril em Riachão do Jacuípe, e com início em 15 de abril em Barro Alto.
Para justificar o decreto, a prefeitura de Candiba afirmou que vive uma “situação anormal provocada pela estiagem” na zona rural do município. Não foram encontradas as justificativas em Riachão do Jacuípe e em Barro Alto.
Conforme a Defesa Civil do Estado [Sudec], a estiagem é menos severa que a seca. Enquanto na primeira, o município passe um período sem chuvas [de abril a julho, por exemplo], na seca, a cidade passa dois [como de abril a julho e de novembro a fevereiro] sem precipitações.

CATEGORIAS
Compartilhar